sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Praça Brig. Sampaio e Museu do CMS




Oi galera! Tudo beleza?
Vim aqui para registrar o passeio realizado pela maioria dos nossos componentes na Praça Brigadeiro Sampaio e no Museu Militar do CMS no dia 26 de Agosto deste ano.

A Praça Brigadeiro Sampaio está localizada no bairro Centro de Porto Alegre, s/n, delimitada pela rua dos Andradas, pela avenida Presidente João Goulart e pela rua Gen. Portinho. Apresenta um espaço aberto, com bancos, gramados e uma pracinha para crianças. Ao seu centro, está localizado o monumento do Brigadeiro Sampaio.

O Museu Miltar do Comando Militar do Sul (CMS) localiza-se na rua dos Andradas, 630, no Centro de Porto Alegre também. Um ponto de referência é a Igreja das Dores, quase em frente ao Museu. No dia 18 de Maio do corrente ano, foi inaugurada a exposição sobre o Bicentenário do Brigadeiro Sampaio. A entrada é franca e o museu está aberto ao público das 9h às 17 h de terças a quintas, sextas das 9h às 12h e sábados, domingos e feriados das 13h e 30min às 17h. O Museu todo é muito interessante de ser visitado e a exposição sobre o Sampaio ficou muito legal. Vale a pena conferir!

Todas as fotos do nosso passeio estão disponíveis em:

Fonte:

Giovana Hoff

Guerras envolvendo o Brigadeiro Sampaio

Algumas das principais guerras que Antônio de Sampaio participou:

(1835-1840) Cabanagem: revolta envolvendo negros, índios e mestiços que se juntaram a elite contra o governo e tomaram o poder da província de Grão-Pará, conhecida hoje como Estado do Pará. As principais causas da revolta se dão a grande pobreza destas populações e a falta de importância política dada a província. Cabanas eram onde os participantes da luta moravam.









(1838-1841) Balaiada foi uma revolta ocorrida no interior da Província do Maranhão, sua causa está ligada à disputa pelo
poder local e à grande miséria causada pela crise do algodão. Nela estavam envolvidos pobres da região, escravos, fugitivos e prisioneiros.








(1835-1845) A Guerra dos Farrapos, ou Revolução Farroupilha, foi uma revolta, ocorrida no atual Rio Grande do Sul, baseada em ideias republicanas que tinha como objetivo a
independência do Brasil Imperial. A revolta resultou na declaração de independência da província como estado republicano e formou-se a República Rio-Grandense. Além de almejar a independência tinha também por objetivo a abolição da escravatura,tendo seu exército também formado por homens negros que desejavam a liberdade.





(1848-1850) A Revolta Praieira foi uma revolta de caráter liberal e separatista que ocorreu na Província de Pernambuco entre 1848 e 1850.
As principais causa foram a destituição do presidente da Província Antônio Pinto Chichorro da Gama e também a insatisfação com a política imperial devido a crise da economia da região decorrente do açúcar.







(1864-1870) A famosa Guerra da Tríplice Aliança foi a maior batalha já ocorrida na América do Sul, sendo travada entre Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, Argentina e
Uruguai.
A guerra ocorreu entre 1864 e 1870. O Brasil entrou no conflito pelo fato de o Paraguai ter invadido o território brasileiro, no atual Mato Grosso, por orden do presidente Francisco Solano López. Paraguai foi abatido pelas tropas da Tríplice e teve perdas, como por exemplo a ocupação da parte do território pelos países da aliança e também a redução da sua população de mais que metade, e como consequência disso é, atualmente, um dos países mais atrasados da América do Sul.

Fontes:
www.suapesquisa.com
www.wikipedia.org.br

Hellwig e Jociele Rezende