No dia 07/07/2010, o jornal Correio do Povo divulgou uma reportagem sobre uma cerimônia realizada em homenagem ao Sampaio. Aí está:
O Comando Militar do Sul realizou ontem cerimônia em memória do brigadeiro Antônio Sampaio, o patrono da Infantaria. O evento, na praça Brigadeiro Sampaio, no Centro da cidade, marcou os 144 anos da morte do homenageado, encerrando as festividades alusivas ao bicentenário de seu nascimento.
Sampaio nasceu em 24 de maio de 1810, em Tamboril (CE). Cedo, revelou interesse pela carreira militar e alcançou vários postos por merecimento. Foi praça em 1830 e alferes em 1839, quando foi promovido a tenente. Em 1843, passou a capitão. Nove anos depois era major; tenente-coronel em 1855; coronel em 1861 e brigadeiro em 1865.
O comandante militar do Sul, general de Exército Túlio Cherem, destacou o patriotismo de Sampaio. "Agiu com liderança, coragem e destemor. Foi um dos maiores heróis nacionais e continua servindo de exemplo para a tropa", assinalou. Cherem salientou que o Comando decidiu homenageá-lo para preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural do Exército. O ato foi acompanhado pela professora aposentada Zélia Helena Dendena Arnaud Sampaio - viúva de Mario Arnaud Sampaio, sobrinho neto do brigadeiro -, que participou do descerramento da placa do bicentenário, ao lado de Cherem e do zelador da praça, Alcioni de Matos. Foram entregues 14 diplomas pelo apoio às comemorações. Entre os agraciados estavam o zelador Matos e o presidente da Câmara Municipal, vereador Nelcir Tessaro.
Fonte:
Jornal Correio do Povo do dia 7 de julho de 2010.
Corrêa
Há 200 anos, nasceu Antônio de Sampaio, bravo combatente brasileiro, que participou da Guerra da Tríplice Aliança entre outras batalhas, honrando a pátria com seu sangue. Este blog tem por finalidade homenagear o Brigadeiro Sampaio, patrono da Infantaria, e analisar aspectos da época em que viveu, estabelecendo comparações e fazendo comentários. Salve o Brasil!
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Miniatura de Sampaio
Durante os trabalhos da Coordenação Nacional do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Sampaio, foi sugerida a confecção de uma lembrança significativa do Patrono da Arma de Infantaria. Um artista natural do Ceará confeccionou uma miniatura do busto de Sampaio. (Foto ali em cima!) Bem legal!
Fonte:
http://www.legiaodainfantariadoceara.org/leginf_mini-busto_sampaio.html
Corrêa
Pantheon
O Pantheon Brigadeiro Sampaio, construído em homenagem a Sampaio, está localizado na área frontal da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, sede do Comando da 10ª Região Militar – Região Martins Soares Moreno. Esse sítio histórico abriga em suas instalações, protegidas por muralhas seculares, um forte simbolismo - o fato do jovem sertanejo Antônio de Sampaio, nascido em 24 de maio de 1810, em Tamboril, Ceará, ter assentado praça em 17 de julho de 1830, nesse mesmo local, que à época, abrigava o 22º Batalhão de Caçadores.
Nesse Pantheon existem algumas placas em homenagem a Sampaio, dentre as quais uma que pede silêncio na morada eterna do Bravo e outra que lembra o seu grande valor que pode ser avaliado por frases que pronunciou em dois momentos de sua vida. (Ambas as placas ali em cima!)
Fonte:
http://www.legiaodainfantaria.eb.mil.br/htm/sampaio.php
Corrêa
Breve cronologia da vida de Sampaio
1. 24 de maio de 1810 - Nascimento - Fazenda Vitor, Tamboril, CE.
2. 17 de julho de 1830 - Incorporação no Exército, como Praça, no 22º Batalhão de Caçadores, em Fortaleza.
3. 04 de abril de 1832 - Sargento Furriel, nos combates de Icó, CE.
4. 20 de maio de 1839 - Alferes comissionado, tendo sido confirmado, em 2 de setembro do mesmo ano.
5. 02 de dezembro de 1839 - Tenente (naquela época não havia a divisão de 1º e 2º tenenetes, como nos dias atuais).
6. 11 de setembro 1843 - Capitão.
7. 29 de julho de 1852 - Major, por merecimento.
8. 02 de dezembro de 1855 - Tenente-Coronel, por merecimento.
9. 02 de dezembro de 1861 - Coronel, por merecimento.
10. 18 de fevereiro de 1865 - Brigadeiro (atualmente, corresponde a General-de-Brigada).
11. 06 de julho de 1866 - Falecimento, a bordo do navio Eponina, a caminho de Buenos Aires.
Fonte:
http://www.legiaodainfantaria.eb.mil.br/htm/sampaio.php
Corrêa
Assinar:
Postagens (Atom)