No dia 07/07/2010, o jornal Correio do Povo divulgou uma reportagem sobre uma cerimônia realizada em homenagem ao Sampaio. Aí está:
O Comando Militar do Sul realizou ontem cerimônia em memória do brigadeiro Antônio Sampaio, o patrono da Infantaria. O evento, na praça Brigadeiro Sampaio, no Centro da cidade, marcou os 144 anos da morte do homenageado, encerrando as festividades alusivas ao bicentenário de seu nascimento.
Sampaio nasceu em 24 de maio de 1810, em Tamboril (CE). Cedo, revelou interesse pela carreira militar e alcançou vários postos por merecimento. Foi praça em 1830 e alferes em 1839, quando foi promovido a tenente. Em 1843, passou a capitão. Nove anos depois era major; tenente-coronel em 1855; coronel em 1861 e brigadeiro em 1865.
O comandante militar do Sul, general de Exército Túlio Cherem, destacou o patriotismo de Sampaio. "Agiu com liderança, coragem e destemor. Foi um dos maiores heróis nacionais e continua servindo de exemplo para a tropa", assinalou. Cherem salientou que o Comando decidiu homenageá-lo para preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural do Exército. O ato foi acompanhado pela professora aposentada Zélia Helena Dendena Arnaud Sampaio - viúva de Mario Arnaud Sampaio, sobrinho neto do brigadeiro -, que participou do descerramento da placa do bicentenário, ao lado de Cherem e do zelador da praça, Alcioni de Matos. Foram entregues 14 diplomas pelo apoio às comemorações. Entre os agraciados estavam o zelador Matos e o presidente da Câmara Municipal, vereador Nelcir Tessaro.
Fonte:
Jornal Correio do Povo do dia 7 de julho de 2010.
Corrêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário