Há 200 anos, nasceu Antônio de Sampaio, bravo combatente brasileiro, que participou da Guerra da Tríplice Aliança entre outras batalhas, honrando a pátria com seu sangue. Este blog tem por finalidade homenagear o Brigadeiro Sampaio, patrono da Infantaria, e analisar aspectos da época em que viveu, estabelecendo comparações e fazendo comentários. Salve o Brasil!
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Pantheon
O Pantheon Brigadeiro Sampaio, construído em homenagem a Sampaio, está localizado na área frontal da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, sede do Comando da 10ª Região Militar – Região Martins Soares Moreno. Esse sítio histórico abriga em suas instalações, protegidas por muralhas seculares, um forte simbolismo - o fato do jovem sertanejo Antônio de Sampaio, nascido em 24 de maio de 1810, em Tamboril, Ceará, ter assentado praça em 17 de julho de 1830, nesse mesmo local, que à época, abrigava o 22º Batalhão de Caçadores.
Nesse Pantheon existem algumas placas em homenagem a Sampaio, dentre as quais uma que pede silêncio na morada eterna do Bravo e outra que lembra o seu grande valor que pode ser avaliado por frases que pronunciou em dois momentos de sua vida. (Ambas as placas ali em cima!)
Fonte:
http://www.legiaodainfantaria.eb.mil.br/htm/sampaio.php
Corrêa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário