segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Tamboril ontem

Basta uma observada nos posts “Tamboril hoje” e “Breve cronologia da vida de Sampaio” para perceber que o município onde o patrono da infantaria nasceu fora criado quando ele já tinha 44 anos. Mas como?
Bem, evidentemente, qualquer município atual já foi uma vasta extensão de terra desabitada um dia, e, de lá pra cá, tem muita história! Com Tamboril, não foi diferente. A sua evolução histórica se deu pela religião católica!
A história é a seguinte... Em meados do século XVIII, um capitão, juntamente com sua esposa, situou fazendas lá na região. E deu certo! Mas, uma terrível seca pôs em risco a prosperidade do lugar, além de sujeitá-lo a uma possível perda de rebanhos. Havia escassez de água e comida. O capitão, porém, sonhou com uma santa, que o guiou para que ele construísse uma barragem a fim de reter a água de um rio próximo e assim formar reservatórios que suprissem as suas necessidades. Ele fez conforme o sonho, salvando, dessa forma, a região. Quanto à santa, o capitão prometeu edificar uma capela em sua homenagem. Antes que a promessa pudesse ser cumprida, o capitão faleceu. Entretanto, os familiares dele levaram a diante o projeto. E assim foi. A partir da construção da capela, a população local começou a crescer em sua volta.
Sampaio nasceu na fazenda Vitor, em meio a uma série de transformações na região. A situação só se estabilizou quando ele já estava com 44 anos. Daí por diante foi só alegria. Em 1933, Tamboril foi emancipada. Com a emancipação, o município tomou novos rumos, crescendo e se desenvolvendo mais.

Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário